Artes da Arena

O combate em arenas é comum e importante na sociedade icílica. Ele é a forma mais importante de entretenimento e uma dos métodos mais eficazes de controle social. É comum a distribuição de comida, principalmente pão, durante esses eventos. Participam deles animais, monstros e gladiadores. Esses últimos podem ser escravos sem importância, que morrerão em segundos diante de uma fera faminta ou “verdadeiros gladiadores”, ou seja, guerreiros especialmente treinados para representar seus senhores nos jogos. Nesse caso, os gladiadores não são necessariamente escravos. Ter um campeão de arena (escravo ou não) é um motivo de orgulho e prestígio para um iciliano rico. O combate entre dois campeões não necessariamente termina em morte, principalmente se o derrotado tiver lutado com bravura e destreza.

Existem na verdade quatro estilos de combate desenvolvidos por gladiadores, envolvendo diferentes tipos de arma: gládio e broquel; tridente e rede; mangual e machado; lança e chicote. Sendo o último especialmente utilizado pelos que trabalham com animais. O normal é que o gladiador (os bons pelo menos) seja treinado em um desses estilos, mas há que conheça mais. Aquele que domina os quatro estilos é conhecido como Mestre da Arena. Alguns desses estilos estão ligados diretamente à forma em que determinada raça de escravo gladiador é colocada para lutar. Orcs e humanos lutam geralmente com gládio e broquel, reptantes com tridente e rede e, finalmente, minotauros com mangual e machada. O estilo com lança e chicote nasceu, provavelmente, da necessidade que alguns gladiadores possuem de lidar com animais.

A forma mais comum de um personagem se tornar proficiente na arte da arena é sendo um gladiador. De outra forma, pontos em antecedentes incomuns deverão ser pagos. O que se poderia chamar de processo de aprendizagem ocorre principalmente durante os combates. Mas também existem centros de treinamentos de gladiadores que transformam simples escravos e guerreiros habilidosos.

Arte da Arena com Gládio
Pré-requisito: Cultura icílica [2]; Falar icílico (accented) [2]; Shortsword 16+; Shield (buckler) 16+; Professional Skill (gladiator) 14+.
Manobras: Close Combat; Counterattack; Disarming; Feint; Retain Weapon.
Regalias: Guerreiro de Arena.
Vantagem: Weapon Master (shortsword and buckler) [25].
Antecedentes Incomuns: 10 pontos para quem não tiver sido gladiador.
Manobras Cinematográficas: nenhuma.
Perícias Exóticas: Body language.
Vantagens Exóticas: Enhanced Defences, block (buckler) [5]; Extra Attack (Shortsword) [25];

Arte da Arena com Tridente
Pré-requisito: ST: 11+; Cultura icílica [2]; Falar icílico (accented) [2]; Spear 16+; Net 16+; Professional Skill (gladiator) 14+.
Manobras: Close Combat; Counterattack; Disarming; Feint; Retain Weapon.
Regalias: Guerreiro de Arena; Exotic Weapon Training (Trident); Off Hand Weapon Training (Net).
Vantagem: Weapon Master (Trident and Net) [25].
Antecedentes Incomuns: 10 pontos para quem não tiver sido gladiador.
Manobras Cinematográficas: Pressure Point Strike (trident).
Perícias Exóticas: Body language; Pressure Point.
Vantagens Exóticas: Enhanced Defences, dodge [15]; Extra Attack (Spear) [25];

Arte da Arena com Mangual
Pré-requisito: ST: 12+; Cultura icílica [2]; Falar icílico (accented) [2]; Flail 16+; Axe/Mace 16+; Professional Skill (gladiator) 14+.
Manobras: Close Combat; Counterattack; Disarming; Entangle; Feint; Retain Weapon; Return Strike.
Regalias: Guerreiro de Arena; Off Hand Weapon Training (Morning Star or Axe).
Vantagem: Weapon Master (Morning Star and Axe) [25].
Antecedentes Incomuns: 10 pontos para quem não tiver sido gladiador.
Manobras Cinematográficas: Springing Attack (Morning Star or Axe).
Perícias Exóticas: Body language.
Vantagens Exóticas: Enhanced Defences, dodge [15]; Extra Attack (Morning Star or Axe) [25];

Mestre das Feras
Pré-requisito: Cultura icílica [2]; Falar icílico (accented) [2]; Spear 16+; Whip 16+; Professional Skill (gladiator) 14+; Animal Handing 14+.
Manobras: Close Combat; Counterattack; Crack; Disarming; Entangle; Feint; Retain Weapon.
Regalias: Guerreiro de Arena; Off Hand Weapon Training (Whip).
Vantagem: Weapon Master (Spear and Whip) [25].
Antecedentes Incomuns: 10 pontos para quem não tiver sido gladiador.
Manobras Cinematográficas: Pressure Point Strike.
Perícias Exóticas: Body language; Pressure Point (Spier); Kiai (with animals only).
Vantagens Exóticas: Enhanced Defences, dodge [15]; Extra Attack (Spear) [25];

Mestre da Arena
Pré-requisito: ST: 14+; Cultura icílica [2]; Falar icílico (accented) [2]; All gladiator’s weapons 16+; Professional Skill (gladiator) 16+; Animal Handing 14+.
Manobras: Todas as listadas nas outras artes da arena, incluindo mestre das feras.
Regalias: Guerreiro de Arena; Exotic Weapon Training (Trident); Off Hand Weapon Training (Net, Morning Star, Axe or Whip).
Vantagem: Weapon Master (Gladiator’s Weapons) [35].
Antecedentes Incomuns: 20 pontos para quem não tiver sido gladiador.
Manobras Cinematográficas: Todas as listadas nas outras artes da arena, incluindo mestre das feras.
Perícias Exóticas: Todas as listadas nas outras artes da arena, incluindo mestre das feras.
Vantagens Exóticas: Damage Resistance (tough skin, -40%) [3], Pré-requisito: HT15+ e 5 anos lutando em arenas; Enhanced Defences, dodge [15]; Enhanced Defences, block (buckler) [5]; Enhanced Defences, parry (Gladiator’s Weapons) [10]; Extra Attack (Gladiator’s Weapons) [25]; Fast Movements: Blurred 1 [15]; Arena’s Emperor: Higher Purpose (Combate em Arenas) [5/nível], máximo +4 níveis; Talent, Warrior [15], mestres da arena podem “aprender” esse talento.

Gladiator’s Weapons: shortsword, buckler, trident, net, morning star, axe, spear and whip.

Recomenda-se que todo personagem com Weapon Master ou Trained by a Master possa pegar a quantidade de níveis em Enhanced Tracking igual ao número de ataques extras.


Arte: Keren Beyit