Calendário

O ano em Midgard possui 320 dias, divididos em 4 estações de 80 dias cada. Cada estação é “governada” por um dos filhos de Odim e Frigga. A primeira do ano é a Estação de Thor, quando o calor é forte e as chuvas caem. A segunda é a Estação de Heimdall, período que as folhas procuram o chão. Em seguida, seria a Estação de Loki, mas ele está preso em Asgard. A ausência de um deus para governar Midgard faz com que o frio venha, matando as plantas e os animais mais fracos. A última é a Estação de Idum, sem dúvida a melhor estação de todas. Nela a vida cresce e a alegria reina.

Durante as noites, é possível ver duas luas, Sif e Hel. A primeira é brilhante e amarelada, enquanto a segunda é vermelho escuro, quase não emana luz. Sif é a deusa da magia, a fase da sua lua determina o nível de mana em Midgard. Quando esta está cheia, o nível aumenta em um. O oposto ocorre quando ela está nova. Se ela estiver crescente ou minguante, nenhuma mudança ocorrerá. Cada fase dura 10 dias. Hel é a deusa da cura e da morte, a noite em que sua lua está cheia o mundo dos mortos se aproxima de Midgard.

Segue abaixo o calendário de Midgard e a descrição dos seus dias mais importantes.

A – Ano Novo e Festa da Colheita
É no primeiro dia do ano que se inicia a colheita dos cereais, muito importantes para a alimentação da maioria dos povos de Midgard. Acredita-se que fazê-lo antes, durante a Estação de Idum, seria uma ofensa a essa deusa e traria problemas para a próxima safra. Normalmente, nessa noite há a Festa da Colheita. A Guilda dos Magos tenta tornar essa uma festa laica, e tem êxito em alguns locais. Em outros, a fé para Idum costuma subir.

B – Dia da Oferenda de Aegir
Devotos de Aegir tem que fazer uma oferenda a esse deus toda fez que fazem uma longa viagem. Aqueles que não realizam tal tipo de jornada, pescadores, por exemplo, devem realizar suas oferendas nos 3º dia de cada estação.

C – A Noite de Hel
Em toda lua cheia de Hel, Niflheim (o mundo dos mortos) se fortalece sobre Midgard. Assim, personagens terão um bônus de +3 para fazer qualquer magia necromântica, com a exceção de Turn Undead que recebe uma penalidade de -3. Além disso, demônios e mortos-vivos ficam mais perigosos, pois, recebem +2 em todos os rolamentos. Existem histórias de eventos assombrosos que ocorreram esse dia, como o levantamento em massa de zumbis. Essa é uma data importante para os fieis de Hel, mesmo para os que repudiam a necromância. Eles costumam realizar sacrifícios generosos. Durante o dia, há uma preocupação especial em se queimar os cadáveres.

D – Dia do Azar - Solstício do Norte
O 41º dia de Loki costumava ser a data de reverência a esse deus, quando todos, principalmente o povo pobre, faziam brincadeiras, travessuras e contavam mentiras. Contudo, essa prática vem sendo recriminada e está diminuindo. No Império Icílius, a Ordem de Thor conseguiu tornar tal prática ilegal. Sócios de Loki recebem o bônus de +3 em todas as suas magias e +1 em qualquer ação que esteja em consonância com as sua parte do contrato com a divindade. Aquele que for bem sucedido na tentativa de enganar alguém nesse dia ganhará o bônus de +1 em Fast-Talk até o final da estação.

E – Festa da Plantação
O 1º dia de Idum é um dia de muito trabalho, é quando ocorre a plantação dos cereais. Acredita-se que plantá-los nessa ocasião faz com eles cresçam bem ao longo da estação. Em alguns locais, druidas costumam abençoar as colheitas e a fé para Idum costuma subir. Em outros, ao invés disso, magos realizam magias equivalentes.

F – Dia de Thor - Solstício do Sul - Dia da Grande Chuva
O 41º dia de Thor é marcado, invariavelmente, com a Grande Chuva. Toda Midgard fica coberta com pesadas nuvens. Com a ressalva de alguns desertos, uma chuva de raios despenca ao longo de todo o dia e acaba no início da noite. Clérigos de Thor recebem o bônus de +3 em todas as suas magias e +1 nos rolamentos que envolva a perseguição de sócios de Loki. A fé para Thor costuma subir nesse dia em locais aonde existem templos desse deus.

G - Dia de Heimdall - Equinócio
O 41º dia de Heimdall é especial para os devotos desse deus, mas no lugar de festas e comemorações, muito trabalho duro. Aqueles que dedicarem pelo menos 12 horas desse dia em algum ofício como mineração, trabalhos manuais, agricultura e pesca, recebem o bônus de +1 na perícia relacionada à atividade até o final da estação. A fé para Heimdall costuma subir nesse período nos locais próximos aos seus templos.

H – Dia de Idum – Equinócio
O 41º dia de Idum é marcado pelos seus seguidores com uma festa que deve ocorrer em plantações ou locais selvagens. Acredita-se que essa comemoração é importante para o crescimento das plantas. Druidas ganham +3 em suas magias durante esse dia. Além disso, aquele ser ciente que não matar um animal, não destruir uma árvore e não consumir carne ganhará o bônus de +2 de reação com animais e plantas até o final da estação. A fé para Idum costuma aumentar nos locais próximos às festividades.

I – Noite Sagrada de Sif
A noite que inicia a fase de 10 dias em que a mana fica alta, ou seja, a lua cheia de Sif é comemorada pelos seus escolhidos. Eles sempre distribuem comida para o seu povo e realizam um luxuoso jantar em seus templos, mas esse último evento é restrito à nobreza. O não comprimento da caridade nesse dia é uma falta grave para Sif.

J – Armistício – Dias de Frey
Acredita-se que foi entre os dias 35º e 38º de Thor que Frey acabou com a Guerra dos Dragões. Esse evento marcou definitivamente Midgard. Durante esse período, aquele que matar um ser ciente sem ser por legítima defesa ou general que for responsável por o início de um conflito ficará amaldiçoado durante um ano (-1 em todos os rolamentos). Por conta disso, as guerras tem um intervalo nesse período. Monges de Frey recebem o bônus de +2 em suas magias durante esses dias. A fé para Frey costuma aumentar nos seus monastérios.

L – Festa do Fogo – Dias de Freya
Acredita-se que foi em algum momento entre os dias 35º e 38º de Loki que o deus das trapaças pegou o fogo de Asgard e entregou a Freya, pondo início à Guerra dos Dragões. Apesar desse conflito ter trazido muito sofrimento para os povos de Midgard, existe uma antiga tradição de comemorá-la, pela importância que o fogo tem. A comemoração já foi bem difundida, hoje é comum apenas na Colméia e na Terra Sagrada de Keletrun. O ritual consiste em manter uma fogueira acesa durante essas noites e prestar uma reverência à Freya em cada entardecer. Cabe ressaltar que essas noites são as mais frias e escuras do ano (as duas luas estão na fase nova). Aquele que mantiver a chama acesa em todo o período ganha a vantagem Temperature Tolerance [2] até o final da estação. A fé para Freya costuma aumentar nos locais onde as fogueiras ficam acesas.

M – Dia de Forseti
Foi no 55º dia de Thor que ocorreu o julgamento de Loki, feito por Forseti e parece que essa última divindade fez uma magia forte para fazer com que o réu falasse. Fato é que quem conta uma mentira ou comete um crime nesse dia fica amaldiçoado por um ano (-1 em todos os rolamentos). Assim, costuma-se realizar os julgamentos mais importantes nesse dia. Justiceiros de Forseti ganham um bônus de +3 em suas magias e a fé para esse deus costuma aumentar nos seus tribunais.

N – Dia de Bradi
Foi 55º dia de Idum que Bradi levou Frey e Freya para os seus. Esse é um dia de festas, principalmente para as crianças. É comum a distribuição de doces para elas. Aquele que não participar de uma festividade nesse dia, seja ela qual for, ficará amaldiçoado (-1 em todos os rolamentos sociais durante um ano). Bardos de Bradi ganham o bônus de +1 em todas as suas magias.

O – A noite de Tyr
A cada 32 dias, quando a lua de Hel fica nova, é o seu marido Tyr que toma conta de mundo dos mortos. Os rolamentos de todas as magias de cura de todos os deuses (bem como testes de HT para recuperar pontos de vida ou evitar sangramento) recebem uma penalidade de -3. Por outro lado, todos os rolamentos de ataque recebem o bônus de +1 (clérigos de Tyr recebem +2). Esses efeitos duram até o entardecer do dia seguinte. A fé para Tyr costuma crescer nos campos de batalha.

P - Dia de Frigga - Festa dos Casamentos
No 33º e no 73º dia de cada estação, ocorre o Dia de Frigga, quando ela está mais perto de Midgard para abençoar os casamentos. Aquele que casar nesse dia fica abençoado por 1 ano (mais 1 em todos os rolamentos), mas, se cometer traição nesse período, ficará amaldiçoado (menos 1 em todos os rolamentos). As sacerdotisas de Frigga ganham o bônus de +1 em todas as magias e a fá para essa deusa costuma aumentar nos templos dessa deusa nos quais aconteçam casamentos.

Q - Comemoração do Fim da Grande Guerra
Os últimos acordos que puseram fim à Grande Guerra foram assinados no 16º dia de Loki. Nessa data a Guilda dos Magos costuma realizar comemorações que variam de país para país. Em muitos locais discursos antiteístas são proclamados e a fé baixa.


Obs.: Os bônus nos rolamentos de magias de um determinado deus também devem ser aplicados aos bardos de Bradi quando eles estiverem cantando uma magia para a divindade em questão.


Arte: Kerem Beyit